Perguntas Frequentes

Antes de enviar uma questão ao suporte, verifique se já não existe uma resposta para sua pergunta em nosso FAQ.



Todas as categorias

PERGUNTAS GERAIS DOS USUÁRIOS

Questão:

Como obter/alterar a senha de acesso ao AVA?

(Última edição: Thursday, 24 Sep 2015, 00:12)
Resposta:

Todos os usuários do SIGA tem acesso garantido ao AVA. Para isso, é necessário que o usuário crie a senha dos Serviços Integrados no SIGA. Essa senha permite o acesso não só ao AVA, mas aos outros sistemas integrados como a rede wireless e portal de periódicos da CAPES.

Usuários da UAEDTEC que não possuem acesso ao SIGA, devem proceder a modificação no site de Cadastro de Docentes da UAEDTEC.

Para maiores informações acesse: Criar ou alterar senha do AVA.

Questão:

Criar a senha de serviços integrados falhou.

(Última edição: Tuesday, 27 Oct 2015, 17:46)
Resposta:

A senha de serviços integrados é utilizada em diversos sistemas da UFRPE. Portanto, o processo de criação desta senha é longo e complexo. Se qualquer um desses sistemas apresentar instabilidade, a senha não será criada. A solução neste caso é enviar um email ao suporte@nti.ufrpe.br para verificações adicionais.

Questão:

Esperei o prazo de 1h e não estou conseguindo acessar

(Última edição: Tuesday, 27 Oct 2015, 17:53)
Resposta:

Isso acontece devido a problemas de digitação da senha ou do login. O login não é o cpf do usuário (como acontece no SIGA), mas uma composição no formato "<primeiro_nome>.<partes_do_sobrenome>". Essa informação está descrita na primeira página do SIGA, após executado o login do usuário. Vale salientar que é um erro muito comum os usuário colocarem o ponto final nos seus logins. O login não tem ponto final.

Se o seu login está correto, então o problema está com a digitação de sua senha. Verifique se você está digitando corretamente ou tente alterá-la novamente.

OBS: Os usuários da UAEADTEC que fazem alteração de senha no AVADOCENTES utilizam um formato diferente de login: "ead-<primeiro_nome>.<partes_do_sobrenome>"

Questão:

Eu alterei minha senha e mesmo assim não consigo acessar.

(Última edição: Tuesday, 27 Oct 2015, 17:41)
Resposta:

Ao modificar senha, o usuário deve aguardar o período de 1h antes de tentar o acesso. Esse é tempo mínimo para que o todas as bases de dados envolvidas no processo de autenticação estejam atualizadas. Aguarde 1h e tente novamente.

Para maiores informações leia os manuais do acesso na página de login.

Questão:

Por que minhas disciplinas não aparecem no AVA?

(Última edição: Thursday, 24 Sep 2015, 00:13)
Resposta:

Os dados de turmas, disciplinas e matrículas ocorrem uma vez ao dia. Se você não encontrou a sua disciplina, espere por 24h, pois os dados do AVA podem estar desatualizados.

Você retornou ao AVA depois de 24h e ainda a disciplina não está disponível, existem algumas possibilidades para uma disciplina não aparecer no AVA:

  1. Discentes:
  • Apenas alunos com matrícula confirmada possui acesso ao AVA. A exceção ocorre para as disciplinas de estágio devido a dependência da liberação do seguro. Verifique a sua situação no SIGA e provedencie as correções necessárias na sua matrícula.
Docentes:
  • O apoio didático de seu departamento não fez associou você à turma no SIGA. Verifique a sua situação no SIGA e provedencie as correções necessárias.
Técnicos-administrativos:
  • No momento, não há disciplinas no SIGA dedicadas aos técnicos-administrativos.
Coordenadores, Docentes Executores e Tutores da UAEDTEC:
  • A associação docentes/tutores à turma é realizada pelo suporte da UAEDTEC. Verifique com a coordenação do curso se esta associação já foi realizada.
Se todas as opções acima estão corretas, envie um email para o suporte do NTI (suporte@nti.ufrpe.br).
Questão:

Posso importar atividades de outras disciplinas?

(Última edição: Thursday, 24 Sep 2015, 00:12)
Resposta:

O professor é autorizado a importar atividades apenas de disciplinas que ele lecionou. Para realizar a importação, utilize a opção importar no menu de administração do curso.

Para importar as atividades da disciplina lecionada por outro docente, é necessário que o docente exporte a atividade através da opção exportar no menu de administração do curso de origem da atividade. Essa ação irá gerar um arquivo com informações da atividade. De posse deste arquivo, você pode fazer a importação da atividade utilizando a opção importar no menu de administração do curso destino da atividade.

Questão:

Quais perfis possuem acesso à disciplina?

(Última edição: Tuesday, 27 Oct 2015, 17:35)
Resposta:

O AVA possui vários perfis com acesso à disciplina. Os principais são o professor e o aluno para o presencial e professor executor, tutor e aluno para a educação à distância. Além desses perfiis, o AVA conta com seguintes perfis com acesso às disciplinas:

  • Coordenador - coordenador do curso de graduação ou pós-graduação possui acesso a todas as disciplinas do curso que coordena.
  • Vice-coordenador - vice-coordenador do curso de graduação ou pós-graduação possui acesso a todas as disciplinas do curso que coordena.
  • Coordenador de Tutoria - coordenador dos tutores da UAEADTEC possui acesso a todas as disciplinas do curso que coordena.
  • Coordenador de Pólos - coordenador de pólo de ensino da UAEADTEC possui acesso a todas as diciplinas executdas no pólo que coordena.
  • Acompanhamento de Provas - acompanha as atividades avaliativas de um curso da UAEADTEC, possui acesso a todas as disciplinas do curso que acompanha.
  • Apoio Pedagógio - apoia as atividades pedagógicas da UAEADTEC, possui acesso ao todas as disciplinas do curso que participa.
  • Tutor virtual - apoia as atividades acadêmicas da UAEADTEC dos alunos de um pólo, possui acesso apenas à disciplina na qual é tutor.
  • Tutor presencial - apoio as atividades acadêmicas da UAEADTEC no pólo, possiu acesso a todas as disciplinas que tem alunos do seu pólo matriculados.
  • Ex-aluno - aluno da disciplina de semestres anteriores possui acesso apenas de leitura à suas atividades.
  • Monitor - aluno associado pelo professor à disciplina para acompanhar e auxliar no aprendizado possui acesso apenas à disciplina onde é monitor.
Questão:

Usuário não tem acesso a dua disciplina no AVA

(Última edição: Tuesday, 27 Oct 2015, 18:14)
Resposta:

O sistema de integração só atualiza informações de turmas, disciplinas, pólos, coordeandores, alunos, professores, etc. a cada 24h. Apenas os dados de autenticação é ajustado de hora em hora. Assim, é necessário esperar o período de 24h após o registro da informação no SIGA ou AVADOCENTES para que o AVA atualize sua base de dados.

Por exemplo: O aluno só terá acesso às  disciplinas no AVA após 24h que sua matrícula foi confirmada no SIGA.