I – IDENTIFICAÇÃO
CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO: DECISO.
MODALIDADE: Bacharelado
DISCIPLINA: POLÍTICA, TRABALHO E CINEMA
PRÉ-REQUISITO: ( ) OBRIGATÓRIA ( X ) OPTATIVA
PROF.: MAURÍCIO SARDÁ DE FARIA
Ano: 2020.3
II - EMENTA
Estudo da história do trabalho na sociedade capitalista através da produção audiovisual, abrangendo filmes e documentários que abordam aspectos das relações sociais de produção do capital, do cotidiano dos trabalhadores nos locais de trabalhos, lazer e moradia. Identifica expressões dos conflitos sociais que decorrem do processo de produção de mercadorias em obras fílmicas selecionadas, sob diferentes perspectivas e contextualizadas ao estágio de acumulação. Apresenta noções sobre a linguagem audiovisual, seu desenvolvimento histórico e das técnicas de produção.
III - OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Objetivo geral:
A disciplina possui como objetivo principal discutir as diferentes abordagens dos mundos do trabalho através da produção audiovisual, identificando os elementos históricos, os conceitos e categorias que se apresentam na produção fílmica e audiovisual.
Objetivos Específicos:
a) Realizar uma introdução histórica e conceitual sobre cinema;
b) Abordar as formas de percepção dos mundos do trabalho no cinema;
c) Identificar as dimensões das relações de trabalho na produção cinematográfica;
d) Possibilitar a construção de uma visão crítica do trabalho na sociedade capitalista.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I – Os mundos do trabalho no Cinema - Primeiros Planos
II - Estudos sobre o trabalho no cinema
III - As relações de trabalho e os conflitos sociais retratados pelo cinema
IV - Documentários Sociais e construção de conhecimento nas ciências sociais
V - Imagens do trabalho sob o neoliberalismo no cinema
VI - O trabalho no cinema brasileiro.
V - MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO
O percurso didático-pedagógico será desenvolvido mediante encontros síncronos, realização de fichamentos e estudos dirigidos, construção de uma base da dados sobre os temas Cinema e Trabalho, produção de ensaios livres sobre produções cinematográficas que abordem as dimensões dos mundos do trabalho.
VI - PLATAFORMA DE ENSINO REMOTO
( ) Ambiente Virtual de Aprendizagem;
(X) Gogle Classroom
( ) Site do Docente
( X) Dropbox
( ) Outro: _________
VII - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através de abordagem processual, sendo consideradas as diversas produções do aluno durante o período letivo. Objetivamente, será solicitada a elaboração de 03 (três) fichamentos de textos-base das aulas; 04 (quatro) fichas de análise de produção audiovisual (dentre as listadas como bases para a disciplina) e um trabalho final que consistirá de um ensaio livre (com até 05 páginas) sobre o tema da disciplina.
VIII – CRONOGRAMA |
|
SEM |
DETALHAMENTO |
1 |
ATIVIDADE SÍNCRONA: Google Meet (dia 17/08/2020, das 14 as 17 horas) Apresentação do Plano de Aula, dos alunos e do professor; exposição e diálogo sobre o percurso pedagógico e os recursos virtuais utilizados na disciplina; acordo sobre o funcionamento e a forma de avaliação; CONTEÚDOS ABORDADOS: Introdução ao cinema e aos mundos do trabalho; BIBLIOGRAFIA: a) BAZIN, André. O Que é Cinema? São Paulo: UBU Editora, 2018. pp.8-58. b) XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema: Antologia. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p.19-24 |
2 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Trabalho e História FILME 1: Sergueï Eisenstein, O Encouraçado Potekin. Rússia, 1925. FILME 2: John Ford. As Vinhas da Ira, Estados Unidos,1940 BIBLIOGRAFIA: a) FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, pp.141-143. b) KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, Televisão e História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. 67p. |
3 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Trabalho e Industrialismo FILME 1: Claude Berri, Germinal. França, 1993. FILME 2: Mario Monicelli, Os Companheiros, Itália 1963. BIBLIOGRAFIA: a) HOLZMANN, Lorena. O Trabalho no Cinema (e uma sociologia da plateia). Porto Alegre: Tomo Editora, 2012. pp.14 - 36. b) FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. Modos de Ver a Classe Trabalhadora no Cinema. In. Imagem-Conhecimento. / Samain, Etienne (Org.). Campinas: Papirus, 2006. |
4 |
ATIVIDADE SÍNCRONA: Google Meet (dia 07/09/2020, das 14 as 17 horas) Discussão dos primeiros filmes e da bibliografia de apoio. CONTEÚDOS ABORDADOS: Como o Cinema compreende e retrata trabalho nos momentos iniciais do trabalho industrial; BIBLIOGRAFIA: a) ALVES, Giovani. Trabalho e Cinema: o mundo do trabalho através do cinema. Londrina/PR: Praxis, 2006. pp.13-33. b) MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário: ensaio de antropologia. Lisboa: Moraes Editores, 1970. pp.105 - 139. |
5 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Trabalho e Cultura Filme 1: Stephen Daldry, Billy Eliot, Reino Unido, 1999. Filme 2: Lars von Trier. Dançando no Escuro, Holanda/Suécia...2000. BIBLIOGRAFIA: a) BRUNEL, Luis. Cinema: instrrumento de poesia. In.: XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema: Antologia. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p.333-337. |
6 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Trabalho e Conflito Social Filme 1: Sérgio Segall & Roberto Gervitz, Braços Cruzados, Máquinas Paradas, Brasil, 1979. Filme 2: Ken Loach, Pão e Rosas, França - Reino Unido - Suíça - Espanha - Alemanha, 2000. BIBLIOGRAFIA: a) ABRAMO, L. W. O Resgate da Dignidade: greve metalúrgica e subjetividade operária. Campinas: Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial, 1999. (Cap. 6 e Conclusão: pp. 209 - 279. b) FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. "No decorrer da luta, você vai se descobrindo": experiências com o vídeo etnográfico na representação de processos sociais. Revista Anthropológicas, ano 13, vol 20 (1+2): 81-96 (2009). |
7 |
ATIVIDADE SÍNCRONA: Google Meet (dia 28/09/2020, das 14 as 17 horas) CONTEÚDOS ABORDADOS: Analise dos temas abordados até esse momento da disciplina; retorno dos trabalhos enviados pelos alunos. BIBLIOGRAFIA: a) LOPES, J.S.L. Memória e Transformação Social: trabalhadores de cidades industriais. Revista MANA 17(3): 583-606, 2011. |
8 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Trabalho em Pernambuco Filme 1: José Sérgio Leite Lopes, Tecido Memória, Brasil, 2008. Filme 2: Marcelo Gomes, Estou me guardando para quando o carnaval chegar, Brasil, 2019. BIBLIOGRAFIA: a) LOPES, J.S.L. A Tecelagem dos Conflitos de Classe na Cidade das Chaminés. Brasília: Editora da UNB, 1988. b) GOMES, P. E. S. Cinema: Trajetória e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980. |
9 |
CONTEÚDOS ABORDADOS: Trabalho no Século XXI Filme 1: Bong Joon Ho, Parasita, Coreia do Sul, 2019. Filme 2: Ken Loach. Eu, Daniel Blake. Reino Unido, França, Bélgica, 2017. BIBLIOGRAFIA a) ANTUNES, R. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018. pp.19 - 24. b) STANDING, Guy. O Precariado: a nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. pp. 15-48. |
10 |
ATIVIDADE SÍNCRONA: Google Meet (dia 19/10/2020, das 14 as 17 horas) CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos trabalhos finais pelos alunos. Avaliação da disciplina. MATERIAL: Trabalho dos alunos. |
11 |
ATIVIDADE: Prova Final. |
- Teacher: MAURICIO SARDA DE FARIA