I – IDENTIFICAÇÃO

CURSO: CIÊNCIAS SOCIAIS

DEPARTAMENTO: DECISO.

MODALIDADE: Bacharelado

DISCIPLINA: POLÍTICA, TRABALHO E CINEMA

PRÉ-REQUISITO: (  ) OBRIGATÓRIA      (  X ) OPTATIVA

PROF.: MAURÍCIO SARDÁ DE FARIA

Ano: 2020.3

II - EMENTA

Estudo da história do trabalho na sociedade capitalista através da produção audiovisual, abrangendo filmes e documentários que abordam aspectos das relações sociais de produção do capital, do cotidiano dos trabalhadores nos locais de trabalhos, lazer e moradia. Identifica expressões dos conflitos sociais que decorrem do processo de produção de mercadorias em obras fílmicas selecionadas, sob diferentes perspectivas e contextualizadas ao estágio de acumulação.  Apresenta noções sobre a linguagem audiovisual, seu desenvolvimento histórico e das técnicas de produção. 

III - OBJETIVOS DA DISCIPLINA

Objetivo geral:

A disciplina possui como objetivo principal discutir as diferentes abordagens dos mundos do trabalho através da produção audiovisual, identificando os elementos históricos, os conceitos e categorias que se apresentam na produção fílmica e audiovisual.

 

Objetivos Específicos:

a) Realizar uma introdução histórica e conceitual sobre cinema;

b) Abordar as formas de percepção dos mundos do trabalho no cinema;

c) Identificar as dimensões das relações de trabalho na produção cinematográfica;

d) Possibilitar a construção de uma visão crítica do trabalho na sociedade capitalista.

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – Os mundos do trabalho no Cinema - Primeiros Planos

II - Estudos sobre o trabalho no cinema

III - As relações de trabalho e os conflitos sociais retratados pelo cinema

IV - Documentários Sociais e construção de conhecimento nas ciências sociais

V - Imagens do trabalho sob o neoliberalismo no cinema

VI - O trabalho no cinema brasileiro.

V - MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

O percurso didático-pedagógico será desenvolvido mediante encontros síncronos, realização de fichamentos e estudos dirigidos, construção de uma base da dados sobre os temas Cinema e Trabalho, produção de ensaios livres sobre produções cinematográficas que abordem as dimensões dos mundos do trabalho.

VI - PLATAFORMA DE ENSINO REMOTO

(  ) Ambiente Virtual de Aprendizagem;

(X) Gogle Classroom

(  ) Site do Docente

( X) Dropbox

(  )  Outro: _________

VII - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através de abordagem processual, sendo consideradas as diversas produções do aluno durante o período letivo. Objetivamente, será solicitada a elaboração de 03 (três) fichamentos de textos-base das aulas; 04 (quatro) fichas de análise de produção audiovisual (dentre as listadas como bases para a disciplina) e um trabalho final que consistirá de um ensaio livre (com até 05 páginas) sobre o tema da disciplina.

VIII – CRONOGRAMA

SEM

DETALHAMENTO

1

ATIVIDADE SÍNCRONA: Google Meet (dia 17/08/2020, das 14 as 17 horas)

Apresentação do Plano de Aula, dos alunos e do professor; exposição e diálogo sobre o percurso pedagógico e os recursos virtuais utilizados na disciplina; acordo sobre o funcionamento e a forma de avaliação;

CONTEÚDOS ABORDADOS: Introdução ao cinema e aos mundos do trabalho;

BIBLIOGRAFIA: 

a) BAZIN, André. O Que é Cinema? São Paulo: UBU Editora, 2018. pp.8-58.

b) XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema: Antologia. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p.19-24

2

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Trabalho e História

FILME 1: Sergueï Eisenstein, O Encouraçado Potekin. Rússia, 1925.

FILME 2: John Ford. As Vinhas da Ira, Estados Unidos,1940

BIBLIOGRAFIA:

a) FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992, pp.141-143.

b) KORNIS, Mônica Almeida. Cinema, Televisão e História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. 67p.

3

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Trabalho e Industrialismo

FILME 1: Claude Berri, Germinal. França, 1993.

FILME 2: Mario Monicelli, Os Companheiros, Itália 1963.

BIBLIOGRAFIA:

a) HOLZMANN, Lorena. O Trabalho no Cinema (e uma sociologia da plateia). Porto Alegre: Tomo Editora, 2012. pp.14 - 36.

b) FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. Modos de Ver a Classe Trabalhadora no Cinema. In. Imagem-Conhecimento. / Samain, Etienne (Org.). Campinas: Papirus, 2006.

4

ATIVIDADE SÍNCRONA: Google Meet (dia 07/09/2020, das 14 as 17 horas)

Discussão dos primeiros filmes e da bibliografia de apoio.

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Como o Cinema compreende e retrata trabalho nos momentos iniciais do trabalho industrial;

BIBLIOGRAFIA:

a) ALVES, Giovani. Trabalho e Cinema: o mundo do trabalho através do cinema. Londrina/PR: Praxis, 2006. pp.13-33.

b) MORIN, Edgar. O Cinema ou o Homem Imaginário: ensaio de antropologia. Lisboa: Moraes Editores, 1970. pp.105 - 139.

5

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Trabalho e Cultura  

Filme 1: Stephen Daldry, Billy Eliot, Reino Unido, 1999.

Filme 2: Lars von Trier. Dançando no Escuro, Holanda/Suécia...2000.

BIBLIOGRAFIA:

a) BRUNEL, Luis. Cinema: instrrumento de poesia. In.: XAVIER, Ismail. A Experiência do Cinema: Antologia. Rio de Janeiro: Graal, 2003. p.333-337.

6

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Trabalho e Conflito Social

Filme 1: Sérgio Segall & Roberto Gervitz, Braços Cruzados, Máquinas Paradas, Brasil, 1979.

Filme 2: Ken Loach, Pão e Rosas, França - Reino Unido - Suíça - Espanha - Alemanha, 2000.

BIBLIOGRAFIA:

a)  ABRAMO, L. W. O Resgate da Dignidade: greve metalúrgica e subjetividade operária. Campinas: Unicamp; São Paulo: Imprensa Oficial, 1999. (Cap. 6 e Conclusão: pp. 209 - 279.

b) FERRAZ, Ana Lúcia Marques Camargo. "No decorrer da luta, você vai se descobrindo": experiências com o vídeo etnográfico na representação de processos sociais. Revista Anthropológicas, ano 13, vol 20 (1+2): 81-96 (2009).

7

 ATIVIDADE SÍNCRONA: Google Meet (dia 28/09/2020, das 14 as 17 horas)

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Analise dos temas abordados até esse momento da disciplina; retorno dos trabalhos enviados pelos alunos.

BIBLIOGRAFIA:

a) LOPES, J.S.L. Memória e Transformação Social: trabalhadores de cidades industriais. Revista MANA 17(3): 583-606, 2011.

8

CONTEÚDOS ABORDADOS:  Trabalho em Pernambuco

Filme 1: José Sérgio Leite Lopes, Tecido Memória, Brasil, 2008.

Filme 2: Marcelo Gomes, Estou me guardando para quando o carnaval chegar, Brasil, 2019.

BIBLIOGRAFIA:

a) LOPES, J.S.L. A Tecelagem dos Conflitos de Classe na Cidade das Chaminés. Brasília: Editora da UNB, 1988.

b) GOMES, P. E. S. Cinema: Trajetória e Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

9

 CONTEÚDOS ABORDADOS: Trabalho no Século XXI

Filme 1: Bong Joon Ho, Parasita, Coreia do Sul, 2019.

Filme 2: Ken Loach. Eu, Daniel Blake. Reino Unido, França, Bélgica, 2017.

BIBLIOGRAFIA

a) ANTUNES, R. O Privilégio da Servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018. pp.19 - 24.

b) STANDING, Guy. O Precariado: a nova classe perigosa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. pp. 15-48.

10

 ATIVIDADE SÍNCRONA: Google Meet (dia 19/10/2020, das 14 as 17 horas)

CONTEÚDOS ABORDADOS: Apresentação dos trabalhos finais pelos alunos. Avaliação da disciplina.

 MATERIAL:  Trabalho dos alunos.

11

ATIVIDADE: Prova Final.