UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO
Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n – Dois Irmãos 52171-900 Recife-PE
Fone: 0xx-81-332060-40 proreitor@preg.ufrpe.br
PLANO DE ENSINO
I – IDENTIFICAÇÃO
CURSO: __ENGENHARIA DE ALIMENTOS_______ _____ MODALIDADE:__ PRESENCIAL_________ DISCIPLINA: ___FÍSICA II____________________ PRÉ-REQUISITO: ( X ) OBRIGATÓRIA ( ) OPTATIVA DEPARTAMENTO: __UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS________ PROFESSOR RESPONSÁVEL :ALBERTO EINTSTEIN PEREIRA DE ARAUJO__ Ano: 2017 Semestre Letivo: ( X ) Primeiro ( ) Segundo Total de Créditos (se for o caso): _5____ Carga Horária: __75_____
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II - EMENTA (Sinopse do Conteúdo)
A disciplina irá abordar os seguintes temas: Equilíbrio, elasticidade, hidrostática, hidrodinâmica, Termodinâmica, Teoria cinética dos gases
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III - OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Essa disciplina tem como objetivo principal desenvolver competências para o uso do pensamento físico no dia a dia. O estudante deverá saber utilizar as teorias do conteúdo programático e entender como criar modelos físicos e realizar previsões embasadas nesses modelos
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IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Equilíbrio e Elasticidade; 2. Fluidos; 3. Oscilações; 4. Ondas; 5. Termodinâmica; 6. Teoria Cinética dos Gases; 7. Entropia
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V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO
( X ) Aula Expositiva ( X ) Seminário ( X ) Leitura Dirigida ( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor) ( X ) Laboratório (prática realizada pelo aluno) ( X ) Trabalho de Campo ( ) Execução de Pesquisa ( X ) Outra. Especificar: __Utilização da plataforma moodle.____________ ____________________________________________________________
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VI - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continuada durante a disciplina. Utilizaremos a metodologia da aula invertida (Flip Classroom) onde estudante deverá assistir vídeos e realizar tarefas sobre certo assunto antes da aula que abordará esse tema. Esse material estará disponível no espaço da disciplina no moodle e será fornecido o conteúdo off line. Para incentivar o estudante a seguir essa metodologia ele deverá acessar o conteúdo da plataforma e responder os testes lá disponibilizados. Em aula o estudante deverá comentar e participar da aula. Semanalmente será realizada uma avaliação para verificar e incentivar o estudante a se manter em dia com a disciplina. Também, sempre que possível os estudantes deverão realizar experimentos. Por fim, as provas teóricas irão averiguar a capacidade do estudante em expor o conteúdo da disciplina. Os momentos de avaliação serão considerados também como importantes para a fixação do conteúdo e esclarecimento de dúvidas. A média será uma composição na nota obtida na plataforma, nota obtida nos testes em sala de aula, nota da participação e atuação nas discussões, nota dos experimentos e trabalhos e nota das provas teóricas (vas). |
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CRONOGRAMA |
Horas |
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DATA |
CONTEÚDO |
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1 |
02/05 |
Introdução à disciplina |
02 |
2 |
05/05 |
Equilíbrio 1 |
02 |
3 |
08/05 |
Equilíbrio 2 |
01 |
4 |
09/05 |
Exercícios Equilíbrio |
02 |
5 |
12/05 |
Elasticidade e deformação de sólidos. |
02 |
6 |
15/05 |
Aplicações Elasticidade |
01 |
7 |
16/05 |
Hidrostática 1 |
02 |
8 |
19/05 |
Hidrostática 2 |
02 |
9 |
22/05 |
Hidrodinâmica. |
01 |
10 |
23/05 |
Aplicações de fluidos 1 |
02 |
11 |
26/05 |
Aplicações de fluidos 2 |
02 |
12 |
29/05 |
Exercícios |
01 |
13 |
30/05 |
Oscilações 1 |
02 |
14 |
02/06 |
Oscilações 2 |
02 |
15 |
05/06 |
Exercícios |
01 |
16 |
06/06 |
Oscilações 3 |
02 |
17 |
09/06 |
Ondas 1. |
02 |
18 |
12/06 |
Exercícios |
01 |
19 |
16/06 |
Ondas 2 |
02 |
20 |
19/06 |
Exercícios |
01 |
21 |
20/06 |
Ondas 3 |
02 |
22 |
23/06 |
Revisão |
02 |
23 |
26/06 |
Exercícios |
01 |
24 |
27/06 |
PRIMEIRA VERIFICAÇÃO ACADÊMICA - IVA |
02 |
25 |
30/06 |
Temperatura e sensores de temperatura |
02 |
26 |
03/07 |
Medida da temperatura |
01 |
27 |
04/07 |
Calor e efeitos da transmissão do calor |
02 |
28 |
07/07 |
Calor específico, calor latente, calor de combustão |
02 |
29 |
10/07 |
Medindo o calor |
01 |
30 |
11/07 |
Transmissão de calor e Dilatação térmica |
02 |
31 |
14/07 |
Primeira lei da termodinâmica e relação entre calor e trabalho. |
02 |
32 |
17/07 |
Exercícios |
01 |
33 |
18/07 |
Processos termodinâmicos |
02 |
34 |
21/07 |
Teoria cinética dos gases 1. |
02 |
35 |
24/07 |
Teoria cinética dos gases 2 |
01 |
36 |
25/07 |
Teoria cinética dos gases 3 |
02 |
37 |
28/07 |
Entropia 1. |
02 |
38 |
31/07 |
Entropia 2 |
01 |
39 |
01/08 |
Entropia 3 |
02 |
40 |
04/08 |
Máquinas térmicas |
02 |
41 |
07/08 |
Exercícios |
01 |
42 |
08/08 |
Máquinas simples |
02 |
43 |
11/08 |
SEGUNDA VERIFICAÇÃO ACADÊMICA - IIVA |
02 |
44 |
15/08 |
Revisão |
01 |
45 |
21/08 |
TERCEIRA VERIFICAÇÃO ACADÊMICA - IIIVA |
02 |
46 |
05/09 |
FINAL |
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VIII – BIBLIOGRAFIA
ALVARENGA, B; MÁXIMO, A. Curso de física. São Paulo: Editora Harbra, 1992. 3v. 1394P. HALLIDAY, D; RENICK, R. Física. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981. 4v. HALLIDAY, D. et alli. Fundamentos de física: mecânica. v. l. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1996. 330 p. _____ et alli Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinânica. v. 2. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1996. 310p. SCHAUM, D. Física geral. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1973. 430p. SEARS, R.S. et alli. Física: mecânica da partícula e dos corpos rígidos. v.l. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1994 TRIPLER, P. A. Física. Vols. 1 e 2 .Rio de Janeiro: Guanabara Dois S.A., 1984. 2v.
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Recife, _10_ de ___abril___ de _2017ty_
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Prof. Alberto Einstein Pereira de Araújo
- Professor: ALBERTO EINSTEIN PEREIRA DE ARAUJO