UNIVERSIDADE FEDERAL  RURAL  DE  PERNAMBUCO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

         Rua Dom Manoel de Medeiros, s/n – Dois Irmãos  52171-900   Recife-PE

Fone: 0xx-81-332060-40   proreitor@preg.ufrpe.br

 

 

PLANO DE ENSINO

 

 

I – IDENTIFICAÇÃO

 

CURSO: __ENGENHARIA DE ALIMENTOS_______                 _____

MODALIDADE:__ PRESENCIAL_________

DISCIPLINA: ___FÍSICA II____________________

PRÉ-REQUISITO:

(  X  ) OBRIGATÓRIA             (    ) OPTATIVA

DEPARTAMENTO: __UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS________

PROFESSOR RESPONSÁVEL :ALBERTO EINTSTEIN PEREIRA DE ARAUJO__

Ano: 2017

Semestre Letivo:                   (  X ) Primeiro                    (    ) Segundo

Total de Créditos (se for o caso): _5____

 Carga Horária: __75_____

 

 


 

II - EMENTA (Sinopse do Conteúdo) 

 

A disciplina irá abordar os seguintes temas: Equilíbrio, elasticidade, hidrostática, hidrodinâmica, Termodinâmica, Teoria cinética dos gases

 

 

 

 

III - OBJETIVOS DA DISCIPLINA

 

           Essa disciplina tem como objetivo principal desenvolver competências para o uso do pensamento físico no dia a dia. O estudante deverá saber utilizar as teorias do conteúdo programático e entender como criar modelos físicos e realizar previsões embasadas nesses modelos

 

 

 

 

 

IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

 

1.     Equilíbrio e Elasticidade;

2.     Fluidos;

3.     Oscilações;

4.     Ondas;

5.     Termodinâmica;

6.     Teoria Cinética dos Gases;

7.     Entropia

 

 

 

 

 

 

V – MÉTODOS DIDÁTICOS DE ENSINO

 

( X ) Aula Expositiva

( X ) Seminário

( X ) Leitura Dirigida

( X ) Demonstração (prática realizada pelo Professor)

( X ) Laboratório (prática realizada pelo aluno)

( X ) Trabalho de Campo

(  ) Execução de Pesquisa

( X ) Outra. Especificar: __Utilização da plataforma moodle.____________

 ____________________________________________________________

 

 

 

 

VI - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

     A avaliação será feita de forma continuada durante a disciplina. Utilizaremos a metodologia da aula invertida (Flip Classroom) onde estudante deverá assistir vídeos e realizar tarefas sobre certo assunto antes da aula que abordará esse tema. Esse material estará disponível no espaço da disciplina no moodle e será fornecido o conteúdo off line. Para incentivar o estudante a seguir essa metodologia ele deverá acessar o conteúdo da plataforma e responder os testes lá disponibilizados. Em aula o estudante deverá comentar e participar da aula. Semanalmente será realizada uma avaliação para verificar e incentivar o estudante a se manter em dia com a disciplina. Também, sempre que possível os estudantes deverão realizar experimentos. Por fim, as provas teóricas irão averiguar a capacidade do estudante em expor o conteúdo da disciplina. Os momentos de avaliação serão considerados também como importantes para a fixação do conteúdo e esclarecimento de dúvidas. A média será uma composição na nota obtida na plataforma, nota obtida nos testes em sala de aula, nota da participação e atuação nas discussões, nota dos experimentos e trabalhos e nota das provas teóricas (vas).

 


 

 

CRONOGRAMA

Horas

 

DATA

CONTEÚDO

 

1

02/05

Introdução à disciplina

02

2

05/05

Equilíbrio 1

02

3

08/05

Equilíbrio 2

01

4

09/05

Exercícios Equilíbrio

02

5

12/05

Elasticidade e deformação de sólidos.

02

6

15/05

Aplicações Elasticidade

01

7

16/05

Hidrostática 1

02

8

19/05

Hidrostática 2

02

9

22/05

Hidrodinâmica.

01

10

23/05

Aplicações de fluidos 1

02

11

26/05

Aplicações de fluidos 2

02

12

29/05

Exercícios

01

13

30/05

Oscilações 1

02

14

02/06

Oscilações 2

02

15

05/06

Exercícios

01

16

06/06

Oscilações 3

02

17

09/06

Ondas 1.

02

18

12/06

Exercícios

01

19

16/06

Ondas 2

02

20

19/06

Exercícios

01

21

20/06

Ondas 3

02

22

23/06

Revisão

02

23

26/06

Exercícios

01

24

27/06

PRIMEIRA VERIFICAÇÃO ACADÊMICA - IVA

02

25

30/06

Temperatura e sensores de temperatura

02

26

03/07

Medida da temperatura

01

27

04/07

Calor e efeitos da transmissão do calor

02

28

07/07

Calor específico, calor latente, calor de combustão

02

29

10/07

Medindo o calor

01

30

11/07

Transmissão de calor e Dilatação térmica

02

31

14/07

Primeira lei da termodinâmica e relação entre calor e trabalho.

02

32

17/07

Exercícios

01

33

18/07

Processos termodinâmicos

02

34

21/07

Teoria cinética dos gases 1.

02

35

24/07

Teoria cinética dos gases 2

01

36

25/07

Teoria cinética dos gases 3

02

37

28/07

Entropia 1.

02

38

31/07

Entropia 2

01

39

01/08

Entropia 3

02

40

04/08

Máquinas térmicas

02

41

07/08

Exercícios

01

42

08/08

Máquinas simples

02

43

11/08

SEGUNDA VERIFICAÇÃO ACADÊMICA - IIVA

02

44

15/08

Revisão

01

45

21/08

TERCEIRA VERIFICAÇÃO ACADÊMICA - IIIVA

02

46

05/09

FINAL

 

 

 

 

 

VIII – BIBLIOGRAFIA

 

ALVARENGA, B; MÁXIMO, A. Curso de física. São Paulo: Editora Harbra, 1992. 3v. 1394P. HALLIDAY, D; RENICK, R. Física. Rio de Janeiro: Livros Técni­cos e Científicos, 1981. 4v.

HALLIDAY, D. et alli. Fundamentos de física: mecânica. v. l. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1996. 330 p.

_____ et alli Fundamentos de física: gravitação, ondas e termodinânica. v. 2. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1996. 310p.

SCHAUM, D. Física geral. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1973. 430p.

SEARS, R.S. et alli. Física: mecânica da partícula e dos corpos rígidos. v.l. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1994

TRIPLER, P. A. Física. Vols. 1 e 2 .Rio de Janeiro: Guanabara Dois S.A., 1984. 2v.

 

 

 

 

 

Recife, _10_ de ___abril___ de _2017ty_

 

 

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Prof. Alberto Einstein Pereira de Araújo